sábado, 27 de fevereiro de 2016

O fascínio pelos lápis que me trouxeram ao caminho e conhecimento da Arte


Os lápis de cor são uma espécie de lápis que são utilizados para pintura e outras atividades artísticas, primariamente do ambiente infanto-juvenil escolar e hoje entre os maiores e mais famosos artistas. Geralmente são comercializados nos representantes, nas lojas e nas papelarias em embalagens contendo 12, 24, 36, 48 ou mais unidades de cores diferentes. Contudo, ao invés de conter uma mina de grafite em seu interior, na verdade, os lápis de cor são preenchidos com minas de barro, goma, cera e pigmentos coloridos que tornam fascinantes estes produtos.

Quando eu era criança, tive uma professora chamada Alda e sempre no final do ano letivo, pelo meu bom desempenho como aluna em todas as matérias, ela me presenteava com uma caixa de lápis de 24 cores,que eu não conseguia esperar para chegar em casa e começar a usar. Hoje mais de 40 anos depois, continuo da mesma forma, encantada com os lápis e cada vez mais os usando em meus sketches e obras. Meus trabalhos sempre foram intuitivos. Não acredito na Arte com muitas explicações, fórmulas, técnicas e regras. A arte, para mim, é como o insight que dá em uma criança de 3 anos com um giz de cera e um papel. O desejo, a vontade, o ímpeto de criar e jogar no papel o que vem, no seu pensamento, naturalmente.


A arte de Luísa Dalartesa
Postar um comentário